IBOPE: Presidência é a instituição que mais cresceu na confiança dos brasileiros

Bolsonaro: confiança na Presidência em alta
Bolsonaro: confiança na Presidência em alta

Presidência em alta

Entre as instituições brasileiras que recuperam a confiança da população, a presidência está em destaque. A confiança dos brasileiros em 20 instituições e em grupos sociais cresceu 10 pontos em relação ao ano passado, de acordo com o Índice de Confiança Social (ICS) .  E pasmem, isso foi medido pelo Ibope Inteligência. O mesmo que disse que Bolsonaro estaria caindo em termos de aprovação (esqueceram da última mentira?).

A instituição que apresenta a maior recuperação entre os brasileiros é a presidência da República, registrando um crescimento de 35 pontos na comparação com o ano passado, indo de 13 pontos (menor índice já registrado até então para uma instituição desde que o ICS começou a ser medido, em 2009), para 48 pontos neste ano, em uma escala de 0 a 100. O Governo Federal também apresenta melhora: aumento de 25 pontos, saindo dos 25 pontos em 2018 para 50 neste levantamento.

O Índice de Confiança Social em 2019 ficou em 58 pontos, 10 pontos a mais do que o observado no ano passado. Esse resultado faz com que o índice de agora retorne ao patamar de 2011 – segundo mais alto da série histórica – ficando atrás apenas dos anos de 2009 e 2010. Contribuiu para a melhora do índice o fato da confiança em todas as instituições e grupos sociais terem aumentado este ano, situação oposta à identificada em 2018.

A realidade

O que fica patente é que a Presidência República foi mesmo a instituição que mais cresceu confiança brasileiros, pois ao realizar uma pesquisa mais técnica (e não alardeada aos quatro ventos), o Ibope se contradisse, afinal como pode a “instituição da presiência” ter crescido tanto de confiança, enquanto as pesquisas referentes a Bolsonaro o mostram descendo ladeira abaixo?

Uma situação que sequer precisa de ‘pesquisas’, já que Bolsonaro é festejado e abraçado pelo povo, onde quer que vá. Afinal, quem o elegeu está satisfeito por observar, pela primeira vez em muitos anos, um político cumprindo suas promessas de campanha.

O fato é que suas propostas tratam da recuperação econômica do Brasil, e até esquerdistas estão apoiando.

 

 


 

IRAN PORÃ MOREIRA NECHO (15/11/1970), é católico apostólico romano, advogado formado na Universidade Mackenzie, com extensão em Samford-EUA, atuou como advogado interventor em Liquidações Extrajudiciais pelo Banco Central, foi membro do Tribunal de Ética do OAB/SP (acusação), foi membro do  Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SP, sócio no escritório de advocacia Moreira Necho e Santos Couto Advogados, presidente do IBRIM – Instituto Brasileiro Imobiliário e fundador do Movimento Direita Livre, em 2013.

 


 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: