Elvis não morreu, a Terra é Plana, Corona vírus é “fake”…
A relativização das mortes, o negacionismo e as teorias da conspiração tem sido a grande causa do aumento gigantesco no número de mortes no Brasil. Basta ver os gráficos.
Em outros países, onde o Corona vírus está sendo controlado, a população tem tomado todas as precauções possíveis. Com a seriedade e gravidade devidas.
Porém, no Brasil, politicos como Carla Zambelli e sites como Terça Livre insistem em levar a população para o caminho do descuido.
Hoje, o Brasil ultrapassou a barreira de 600 mortos diários. E seguem relativizando: “gripe também mata”, “assalto também mata”, “em estados bolsonaristas tem menos mortos”, etc…
Carla Zambelli, Terça Livre e tantos outros.
Basta ver os posts e lives. Carla Zambelli, por exemplo, traz números indicando que estados “bolsonaristas” tem menos mortos.
Insinua, portanto, que os números de mortos nos demais estados seriam falsos/errados? Ou que ser bolsonarista traz ‘imunidade’?



Já o Terça Livre, relativiza as mortes, ao indicar que outros tipos de mortes ocorrem em igual ou maior escala no Brasil.
Ontem mesmo, em Live das 20:30, Allan dos Santos insistia nessa linha de raciocínio. Claro, há a liberdade de expressão.
Porém, no que isso ajudará o povo? Que já não se cuida normalmente. E que agora, relativizado o vírus, se cuidará menos ainda.
Brasil, caminhando para o recorde mundial de mortos
Se tivéssemos tratado a doença, COM A SERIEDADE e GRAVIDADE necessárias, possivelmente, estaríamos com a situação já sob controle.
Mas os gráficos estão em subida VERTICAL. O próprio Trump reconheceu e afirmou que a situação brasileira está saindo do controle e que pode até banir voos para o Brasil.
Algo, completamente desnecessário. A pandemia não poderia ter sido politizada. Pois está matando ricos e pobres. Esquerda e Direita.
Mas o ‘negacionismo’ enfrenta a realidade e duvida de sua existência. Ainda que em vão.



Teorias, cada vez mais tresloucadas de conspiração
Recentemente, a polícia civil indiciou uma senhora que inventou um fake news de que estariam enterrando caixões vazios. A pena pode chegar a 9 anos de cadeia.
E não é apenas uma “mentirinha”, é uma desinformação que poderá levar milhares de pais de família à morte.
São pessoas que, na ânsia de conseguir mais likes em seus posts, são capazes de qualquer coisa. Qualquer crime.
Ora, imaginem a cena patética: 260 mil CAIXÕES VAZIOS… No planeta todo? Um teatrinho feito por TODOS os líderes mundiais? Mas não adianta argumentar…
Há os que acreditam na “Terra Plana”, no “Elvis não morreu”… E uma “conspiração fresquinha” é algo tentador demais para não se repassar nos grupos.
A Direita poderá afundar junto com tais teorias
O fato é que Terça Livre, Carla Zambelli e outros fazem uma “aposta” arriscadíssima, e podem afundar a direita com ela. Pois são pessoas e sites com GRANDE influência na Direita.
Então pergunto: E SE os gráficos estiverem corretos? Teremos uma HECATOMBE NACIONAL. Pois a se manter o crescimento exponencial, em 6 meses teremos MILHÕES DE INFECTADOS.
E uma quantidade imensa de mortos, EM ESPECIAL entre os membros da Direita, justamente os que acreditaram em tais teorias, e deixaram de se cuidar.
E ai comecarão a buscar os culpados. Os conspiracionistas, os que relativizaram a doença e influenciaram o povo. O que dirão?
Mas, enquanto morrem inocentes, membros do terçalivre até dançam, insensíveis à calamidade…
Não há muito a fazer
O direitalivre.com muitas vezes tem passado como o ‘patinho feio’ da Direita, por nossa postura crítica. Não somos ‘ufanistas’, tampouco dizemos ‘amém’ para quem quer que seja.
Nosso site, criado em 2014, e página de facebook combinados, não tem o mesmo poder comunicativo que toda a rede bolsonarista combinada. Não temos como influenciar em sentido contrário.
E nosso típico leitor, mais crítico e ponderado, talvez não passe o dia grudado em celulares repassando correntes sem pensar, como é típico no “bolsonarismo hardcore”.
Sinto um peso tremendo no coração pelo futuro. Moro na zona norte de São Paulo, e como advogado tenho contatos com gerentes de hospitais e vejo a desgraça se avolumar.
Mas ninguém ouve. Não é sedutor ouvir o óbvio. Não rende likes falar sobre a morte que se aproxima.
Há humanos nos caixões
Diferentemente do que pregam os conspiracionistas, há pais de família, há mães sendo enterrados. Os caixões NÃO estão vazios. E não é por uma ‘gripezinha’.
Mas nos chamam de “traidores”, “anjos da morte”, “urubus”, por insistirmos em mostrar a realidade. Ninguém escuta.
É surreal ver os corpos se empilhando, enquanto políticos e sites negam ou relativizam a realidade, dando fôlego e credibilidade aos conspiracionistas e negacionistas.
Enquanto isso, o ordeiro povo cristão, cada vez mais crente em conspirações, segue de peito aberto rumo à morte.
Infiltrados?
Insultam-nos ainda por tentar mostrar a realidade… “Infiltrado!”, dizem os bolsonaristas… Mas e se os verdadeiros ‘infiltrados’ estiverem entre eles? Os convencendo a seguir esse caminho?
Pois enquanto os “isentos” e esquerda seguem “na paranóia” de se resguardarem do vírus, a Direita, convencida da “conspiração”, tende a ser a maior a vítima.
A quem interessa isso? Essa insanidade?
Rogaria a Deus para que apenas eu fosse o errado. Que estivesse completamente enganado. Mas nada mudará a realidade.
Deus nos ajude.
IRAN PORÃ MOREIRA NECHO (15/11/1970), é católico apostólico romano, advogado formado na Universidade Mackenzie, com extensão em Samford-EUA, atuou como advogado interventor em Liquidações Extrajudiciais pelo Banco Central. É sócio no escritório de advocacia Moreira Necho e Santos Couto Advogados, presidente do IBRIM – Instituto Brasileiro Imobiliário e criador do site direitalivre.com, em 2014.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:
</